Fevereiro 20, 2024

Novo relatório traz dados sobre a fadiga ocular digital e os impactos dos dispositivos digitais na saúde ocular

SAN RAMON, CALIFÓRNIA, 20 DE FEVEREIRO DE 2024 — Analisando o uso excessivo de dispositivos digitais na sociedade atual, que está sempre conectada, a CooperVision lançou um relatório para auxiliar os oftalmologistas a entenderem melhor as experiências dos pacientes com fadiga ocular digital.1-3 A pesquisa realizada recentemente com 750 adultos nos EUA, com idades entre 18 e 44 anos que necessitam de correção visual, destaca uma oportunidade significativa para os profissionais abordarem de forma proativa diversos hábitos e sintomas relacionados ao uso de dispositivos como parte dos cuidados de rotina com a saúde ocular.1 "Um Novo Olhar sobre a Fadiga Ocular Digital" já está disponível para leitura online ou download em https://coopervision.com/sites/coopervision.com/files/2024-02/digital-eye-strain-research-report.pdf.

"Nossos dados mostram que o tempo de tela continua a aumentar.4 Como resultado, identificamos que a maioria das pessoas apresenta sintomas de fadiga ocular digital, mas ainda não está discutindo isso com seu oftalmologista”5, explica Michele Andrews, Doutora em Optometria, vice-presidente e profissional em relações governamentais da CooperVision. "Os consumidores estão interessados em soluções para combater os sintomas associados à fadiga ocular digital, incluindo lentes de contato especificamente projetadas para endereçar essa condição”.6

Ao serem questionados sobre a quantidade de tempo que passam em frente às telas, mais da metade dos entrevistados afirmou passar seis horas ou mais por dia, em média, utilizando dispositivos digitais.Os smartphones foram apontados como os mais utilizados, e para muitos, esse comportamento se torna cada vez mais frequente, com 62% dos participantes relatando um grande aumento do uso do dispositivo nos últimos dois anos.8

 

O uso excessivo de dispositivos digitais pode levar à fadiga ocular digital e os pacientes desejam soluções

Com o aumento do uso de dispositivos digitais, o cansaço ocular tornou-se bastante comum.1,2 Quase sete em cada dez participantes relataram experimentar sintomas associados à fadiga ocular digital.9 Os sintomas podem incluir olhos cansados, ressecamento, irritação ou dor nos olhos, dores de cabeça, visão embaçada ou lacrimejamento.10

Embora no passado os pacientes pudessem não ter consciência de que tais sintomas estavam relacionados à utilização de dispositivos digitais, hoje a causa já fica mais evidente. Quase metade dos entrevistados acredita que a fadiga ocular é causada pelo tempo de tela,11 indicando uma compreensão mais sólida da relação entre o uso de dispositivos digitais e o desconforto ocular.

Os pacientes estão em busca de soluções. Entre os entrevistados, 99% haviam experimentado pelo menos uma abordagem para reduzir os sintomas da fadiga ocular digital.12

O papel dos profissionais da saúde ocular 

"Os profissionais podem assumir que praticamente todo paciente no seu consultório é um usuário de dispositivo digital", comenta a Dra. Andrews. “A maioria dos pacientes recorre ao oftalmologista para obter educação e orientação, não apenas sobre os sintomas que estão enfrentando, mas sobre os tratamentos mais recentes e inovadores”.

As lentes de contato de descarte mensal Biofinity Energys® da CooperVision combinam um desenho inovador de lente asférica e tecnologia avançada para ajudar a diminuir o cansaço e o ressecamento ocular associados à fadiga ocular digital. As lentes apresentam a Tecnologia Digital Zone Optics®, um desenho de lente asférica exclusivo para Biofinity Energys®, que proporciona um aumento de +0,3D, podendo contribuir para aliviar a tensão para que o usuário possa alternar o foco com menos esforço.*13 Além disso, a Tecnologia Aquaform® proporciona hidratação natural para que as lentes permaneçam confortáveis sem necessidade de agentes umectantes ou tratamentos de superfície.14 Isso pode ajudar a reduzir a sensação de ressecamento nos olhos, mesmo durante o período em que a pessoa fica sem piscar, olhando para as telas dos dispositivos.

"Quando se trata de fadiga ocular digital, nosso relatório indica um grande potencial para melhorar a comunicação entre médicos e pacientes sobre a condição, além de oferecer alternativas para tratar os sintomas relacionados",1 afirma a Dra. Andrews. "Com a Biofinity Energys®, os médicos têm a oportunidade de fazer diferença na vida de muitos de seus pacientes, ao mesmo tempo em que expandem seus negócios”.

Para obter mais informações, visite  Fadiga Ocular Digital | CooperVision e Biofinity Energys | CooperVision

*Com base em uma diferença estatisticamente significativa da alteração média nas microflutuações acomodativas e quando comparada a uma lente sem Digital Zone Optics® após leitura em um iPhone 5 por 20 minutos a uma distância de 25 cm. Estudo realizado com Biofinity Energys e Biofinity Esférica 

 

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Referências:

  1. CooperVision (February 2024). “A New Look at Digital Eye Strain”. Report of online survey results (2023): N=750, Vision corrected patients. US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses.

  2. Coles-Brennan C, Sulley A, Young G. Management of digital eye strain. Clinical and Experimental Optometry. 2019;102(1):18-29. 

  3. Vision Council 2016 Digital Eye Strain Report: Eyes overexposed, the digital device dilemma. 

  4. CVI data on file 2023. US online survey: N=750, Vision corrected patients. US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses. 62% increased smart phone screen time, 41% increased TV screen time, 39% increased laptop screen time for both work and personal use.

  5. CVI data on file 2023. US online survey: N=750, Vision corrected patients. US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses. 69% experience symptoms of digital eye strain at least once a week or less. 21% have brought up to their doctor their digital device use and how it affects their eyes.

  6. CVI data on file 2023. US online survey: N=750, Vision corrected patients. US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses. Regardless of recommendations from their eye doctor, 56% interested/very interested.

  7. CVI data on file 2023. US online survey: N=750, Vision corrected patients. US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses. 52% say the spend 6 hours or more.

  8. CVI data on file 2023. US online survey: n=738, Vision corrected patients. US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses and use a smartphone. 62% greatly increased/increased for both work and personal use.

  9. CVI data on file 2023. US online survey: N=750, Vision corrected patients. US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses. 31% experience at least once a week or less, 32% experience a few days a week and 6% experience every day.

  10. “Computer Vision Syndrome.” American Optometric Association.

  11. CVI data on file 2023. US online survey: n=586, Vision corrected patients US Adults Ages 18-44 who wear corrective spectacles and/or contact lenses and experience eye tiredness. 48% responded that excessive screen time is what causes their eye tiredness.

  12. CVI data on file 2023. US online survey: N=516, Vision corrected patients US Adults Ages 18-44 who have digital eye strain at least once a week or less and who wear corrective spectacles and/or contact lenses.

  13. Kajita M et al. Changes in accommodative micro-fluctuations after wearing contact lenses of different optical designs. Cont Lens Ant Eye (2020) In Press https://doi.org/10.1016/j.clae.2020.03.003.

  14. CVI data on file 2022.

Sobre a CooperVision

A CooperVision, uma divisão de CooperCompanies (NYSE:COO), é uma das principais fabricantes mundiais de lentes de contato. A empresa produz uma gama completa de lentes de contato gelatinosas de descarte mensal e diário, que contam com materiais e óticas avançadas, e lentes rígidas gás permeáveis de primeira qualidade para ortoceratologia. A CooperVision possui uma sólida tradição em abordar os mais difíceis desafios de correção visual, como o astigmatismo, a presbiopia, a miopia infantil e as córneas altamente irregulares, e oferece o portfólio mais completo de produtos esféricos, tóricos e multifocais. Através de uma combinação de produtos de alta tecnologia e apoio profissional, a empresa contribui com uma perspectiva inovadora para o mercado, criando vantagens reais para os clientes e usuários. Para obter mais informações, visite www.coopervision.com

Sobre a CooperCompanies

A CooperCompanies ("Cooper") é uma companhia global de dispositivos médicos, que participa da bolsa de valores de Nova Iorque, a NYSE (NYSE: COO). A Cooper opera através de duas unidades de negócio: a CooperVision e a CooperSurgical. A CooperVision oferece uma perspectiva inovadora sobre os cuidados da visão, com o compromisso de desenvolver uma ampla gama de produtos de alta qualidade para os usuários de lentes de contato e proporcionar apoio profissional. A CooperSurgical se compromete a promover a saúde das mulheres, dos bebês e das famílias, com um portfólio diversificado de produtos e serviços com foco em dispositivos médicos e fertilidade. Com sede em San Ramón, California, a Cooper possui uma equipe de mais de 12 mil pessoas, com produtos vendidos em mais de 100 países. Para obter mais informações, visite www.coopercos.com.