Conforme a dinâmica do mercado evolui rapidamente, profissionais de oftalmologia independentes devem reinventar suas clínicas e se comprometerem com duplas funções como: oftalmologistas e empresários.

A concorrência continua a se intensificar à medida que os sites on-line e os principais varejistas se tornam mais ágeis, inovadores e agressivos em investimentos de marketing . Ao mesmo tempo, os usuários exigem de você um atendimento ao paciente mais eficiente e acessível como prestador de serviços de saúde. Isso significa que, em sua função secundária como proprietário de uma empresa, você enfrenta uma pressão crescente para atrair mais pacientes e incrementar seu lucro por paciente. Historicamente, os oftalmologistas relutam em comercializar agressivamente seus produtos e serviços. Os esforços de marketing tradicionalmente consistiam em otimização de mecanismos de busca (SEO) e desenvolvimento de sites.

No entanto, com os consumidores de hoje, conectados em todos os momentos e lugares, impulsionando as compras do setor oftalmológico, há uma oportunidade significativa para profissionais desse setor realinharem suas estratégias de negócios e de marketing, para atender melhor às necessidades dos consumidores.

Uma vez que seus concorrentes do varejo focam em marketing digital, você também deve se promover para criar um diferencial sobre eles: Você é um médico oftalmologista e não apenas um comércio com foco somente nos lucros, esse é um ponto importante que pode ser utilizado na comunicação.

Enfatize sua experiência na área da saúde: Use seu site, página do Facebook, Instagram, YouTube ou ferramentas de e-mail marketing para informar aos pacientes regularmente para seu conhecimento de oftalmologia. Compartilhe seus pontos de vista sobre assuntos relacionados à saúde, como a epidemia de miopia, os efeitos do envelhecimento nos olhos e os perigos do excesso de exposição aos raios UV.

Ao abordar assuntos de saúde em vez de promover produtos, você pode aprofundar a lealdade dos seus pacientes existentes e atrais novos pacientes. Eles também sentirão mais confiança comprando óculos e lentes de contato de você.

Incentive o diálogo: Convide os leitores de suas comunicações a enviar a perguntas, compartilhar seu conteúdo com seus amigos e família e perguntar a você sobre questões de saúde ocular. Mesmo que uma “conversa” ocorra no domínio público da sua página do Facebook, ela reforça seus valores como um participante ativo e atencioso nas vidas dos pacientes, não como um vendedor de produtos.

Reutilizar e reaproveitar: Apesar do marketing digital eficaz necessitar de algum esforço, boa parte do conteúdo que você desenvolve pode ser reutilizado de diversas formas, uma vez que você está também criando novos materiais. Com algumas pequenas alterações, você pode dispor de um item que escreveu para um boletim eletrônico e transformá-lo em um artigo para o site, uma publicação do Facebook ou Instagram e até mesmo um vídeo do YouTube.

A relação interpessoal que você tem com seus pacientes atuais — e que você espera construir com os novos pacientes — é provavelmente a principal razão pela qual você se tornou um profissional da saúde. Também é uma qualidade que pode lhe dar uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

O marketing que aumenta seu envolvimento com os pacientes e demonstra sua valiosa experiência, ajudará a manter sua base de pacientes em crescimento.