Quais são os alimentos bons para a nossa visão? Muitas pessoas tentam comer os alimentos certos para emagrecer e ficar em forma, mas a visão também é importante. Uma cenoura por dia mantém o oftalmologista à distância?

Vamos separar os fatos da ficção e obter a informação correta sobre as vitaminas para os olhos.

Cenouras e nutrição para os olhos

Provavelmente você já ouviu dizer que comer cenouras ajuda a melhorar a visão. Mas será que isto é um mito que os pais contam para fazer os filhos engolir mais legumes? Não é bem assim. Sucede que o pai e a mãe têm razão...em grande parte.

A vitamina A e a visão são aliados potentes. As cenouras contêm uma grande quantidade de betacaroteno e vitamina A, que podem contribuir para a saúde dos seus olhos e constituir uma fonte fantástica de vitaminas para os olhos contra a degeneração macular e a catarata.

Nas cenouras abundam também boas fontes de vitamina A e de rodopsina. A rodopsina é um pigmento roxo que nos ajuda a ver em situações de pouca luz. Sem rodopsina em quantidade suficiente, não seríamos capazes de ver muito bem à noite, mesmo com um céu sem nuvens e uma lua cheia e brilhante.

Isto leva-nos a perguntar: será que comer cenouras de manhã, à tarde e à noite nos dá poderes extraordinários de ver como um mocho nas noites mais escuras? Umm, não. Embora as cenouras tenham muitas vitaminas benéficas para os seus olhos, não vão transformá-lo num super-herói. (Mas podem fazer a sua pele ficar ligeiramente alaranjada, se comer muitas!)

É interessante notar que o mito das cenouras e da visão vem da Segunda Guerra Mundial. A maioria dos alimentos escasseava nesse momento — mas as cenouras não. Atribui-se à Real Força Aérea britânica a ideia de que comer cenouras aumentava a capacidade de ver o inimigo no escuro. Este rumor começou a circular para motivar as pessoas a comerem cenouras. Atualmente este boato relacionado com a visão ainda existe e, tal como vimos, existe alguma verdade, e também algum exagero, nele.

Agora que você sabe mais sobre as cenouras e os nossos olhos, poderá estar pensando sobre outras vitaminas para a sua visão.

Outras vitaminas importantes para a visão para ver bem

Se for como a maioria das pessoas, está pensando: “As vitaminas para a visão funcionam?” A resposta simples é, tal como vimos com a vitamina A nas cenouras, sim…mas em graus variáveis. Há vitaminas para a perda de visão que pode tomar, mas nenhuma delas produz resultados milagrosos.

Tomar vitaminas em quantidade suficiente é importante em todas as idades, especialmente vitaminas naturais nos alimentos. As funções das vitaminas podem ser numerosas. Os seus benefícios são evidentes. Para ajudá-lo, decidimos indicar outras vitaminas, os seus benefícios para os olhos e quais os alimentos que as contêm em abundância.

Vitamina C para os olhos

A vitamina C é um poço de saúde. Encontra-se nos frutos como laranjas, kiwis e morangos, assim como nos legumes como brócolos, folhas de mostarda e pimentas. Além de fornecer antioxidantes, pode ajudar também a atrasar a catarata e a fornecer vitaminas para os olhos necessárias contra a degeneração macular.

Vitamina E para a saúde ocular

Dependendo do estudo que você ler, a vitamina E pode servir como um ótimo antioxidante e agente contra a catarata e também contra a degeneração macular. Encontra-se vitamina E em muitos frutos secos, como amêndoas, amendoins e pinhões, juntamente com damascos secos e sementes de girassol.

Luteína para os olhos envelhecidos

A luteína é um nutriente que se encontra nas couves, espinafres e nabiças. Encontra-se também nas nossas retinas, de modo que é uma parte importante da visão saudável. A ingestão de carotenoides como a luteína e a zeaxantina (sim, é difícil de dizer!) fornece-lhe ótimos antioxidantes e pode ajudar a combater os problemas de visão relacionados com a idade, como a catarata e a degeneração macular.

Tal como vimos, ingerir as vitaminas certas para os olhos pode proporcionar uma excelente defesa contra os problemas de visão que muitas vezes surgem mais tarde. Independentemente da sua idade, esforce-se por ser proativo na sua saúde. Como dizem muitos peritos: “Coma as suas cores!” Os legumes e frutos frescos podem fornecer naturalmente muitas das vitaminas necessárias para uma visão saudável — além de serem saborosos e de enfeitarem.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu oftalmologista.
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