CooperVision e Plastic Bank buscam a liderança ambiental no mercado de saúde ocular

 

Executivos das duas empresas falam sobre neutralidade plástica, circularidade e

outras questões de sustentabilidade em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos

 

 

São Paulo, Brasil, 8 de junho de 2022 — Em meio a celebração do Dia Mundial dos Oceanos, a CooperVision e o Plastic Bank estão fornecendo informações ambientais para incentivar reflexões no setor de saúde ocular sobre como a neutralidade do plástico beneficia clínicas, pacientes e comunidades em todo o mundo. A palestra do diretor de Operações e conselheiro Geral da CooperCompanies, Dan McBride, e do fundador e CEO do Plastic Bank, David Katz, já está disponível no site da CooperVision: https://coopervision.widen.net/s/6fc6j9xgfz/cv_fireside_shortversion_latam-portuguese

 

Reconhecendo o papel vital que os plásticos desempenham na vida cotidiana, os executivos discutem porque a neutralidade do plástico é um assunto que chama a atenção das pessoas. Em 2021, a CooperVision lançou as primeiras lentes de contato neutras em plástico1 do mundo. A empresa financia a coleta, o processamento e a reutilização de resíduos em volumes equivalentes ao plástico utilizado em diversas linhas de seus produtos, processo que é realizado pelo Plastic Bank. A iniciativa cresceu e se tornou a maior ação de neutralidade plástica na indústria de lentes de contato. 1,2

 

A ação teve um impacto ambiental e social significativo em todo o mundo. Até 2022, o equivalente a quase 28 milhões de garrafas plásticas foram impedidas de poluir os oceanos e o equivalente a quase 55 milhões de garrafas plásticas foram coletadas desde o início do programa. Coletores e suas famílias em 171 comunidades costeiras se beneficiaram diretamente da troca dos materiais recolhidos por água potável, mantimentos, óleo de cozinha, mensalidades escolares e até seguro de saúde. 3

 

"A CooperVision ampliou significativamente as práticas sustentáveis ​​em suas instalações nos últimos anos, incluindo reciclagem, reutilização, conservação de água e conservação de energia. Como fabricante de dispositivos médicos, o plástico desempenha um papel fundamental no fornecimento de higiene e proteção estéril de nossos produtos em todo o mundo. A parceria com o Plastic Bank reforça nosso compromisso com um modelo inovador de coleta de plásticos, que se torna ainda mais significativo por meio da missão social da empresa", afirma McBride. “Nossa parceria cria um ecossistema circular que reflete nossa visão de que os plásticos são usados, recuperados e renascem com responsabilidade em perpetuidade”, ressalta.

 

A circularidade, que é a reutilização contínua e regenerativa do plástico, cria valor e mudança exponencial, de acordo com Katz. Quando o material é coletado, reciclado, colocado de volta na fabricação e reintroduzido ao consumidor de uma nova forma, o ecossistema cresce. Não é um efeito linear, mas um efeito espiralado para um impacto contínuo.

 

"Nossa parceria é realmente sobre todos os profissionais e consumidores de produtos relacionados à saúde ocular que desejam ajudar a criar mudanças positivas", diz Katz. "A CooperVision e o Plastic Bank estão tornando o cuidado com o meio ambiente uma atividade mais fácil, criando uma plataforma da qual outras pessoas podem participar. É assim que a mudança começa", menciona.

 

Para saber mais sobre a neutralidade do plástico e como os profissionais de saúde ocular e os pacientes podem participar da mudança simplesmente prescrevendo e usando lentes de contato CooperVision, visite a página de neutralidade do plástico da companhia.

 

###

 

1 Produtos vendidos e distribuídos pela CooperVision Globalmente. A neutralidade do plástico é estabelecida por meio da aquisição de créditos do Plastic Bank. Um crédito representa a coleta e conversão de um quilo de plástico que pode ir para o oceano. A CooperVision compra créditos iguais ao peso do plástico em produtos participantes da CooperVision (família Biofinity, Avaira Vitality, clariti1 day My Day, Proclear 1 day e Misight 1 day) em um período de tempo especificado. A quantidade é determinada pelo peso do plástico no blister, lente e embalagem secundária, incluindo laminados, adesivos e insumos auxiliares (por exemplo, tinta). Baseado nos 4 maiores fabricantes de lentes de contato do mundo. Dados da CVI em arquivo, 2022.

 

2 Plastic Bank usa 1 kg de plástico para equivaler a 50 garrafas. As encomendas de marcas participantes são definidas como encomendas e incluem lentes de contato esféricas, tóricas e multifocais descartáveis ​​diárias e de substituição frequente vendidas e distribuídas pela CooperVision. Dados da CVI em arquivo, 2022 para uma lista completa de marcas participantes por país. Total de garrafas derivadas do painel de impacto do Plastic Bank em 31/12/2021.

 

3 27.551.500 garrafas evitadas; 171 comunidades afetadas; 1.421 pessoas afetadas. "Impacto da CooperVision", verificado em 10 de janeiro de 2022.

 

Sobre o Plastic Bank

O Plastic Bank fortalece a sociedade regenerativa. A empresa social ajuda o mundo a parar o plástico oceânico enquanto melhora a vida das comunidades coletoras. O Plastic Bank constrói ecossistemas de reciclagem éticos em comunidades costeiras e reprocessa materiais para reintrodução na cadeia global de suprimentos de fabricação. Os catadores recebem bônus pelos materiais que coletam, ajudando-os a suprir as necessidades básicas da família, como mantimentos, combustível para cozinhar, mensalidades escolares e seguro de saúde. A plataforma blockchain Alchemy™ do Plastic Bank protege toda a transação e fornece visualização de dados em tempo real, permitindo transparência, rastreabilidade e escalabilidade rápida. O material coletado renasce como Plastic® Social, que pode ser facilmente reintegrado em produtos e embalagens como parte de uma cadeia de suprimentos de ciclo fechado. Saiba mais em https://plasticbank.com/

 

Sobre a CooperVision

A CooperVision, uma unidade da CooperCompanies (NYSE: COO), é uma das líderes mundiais na fabricação de lentes de contato gelatinosas. A Companhia produz um portfólio completo de lentes de contato descartáveis mensais e diárias, todas com materiais e desenhos ópticos avançados. Além do reconhecimento global pela eficácia na correção dos casos de miopia e hipermetropia, a CooperVision tem uma forte tradição em solucionar os mais difíceis desafios relacionados à correção visual do astigmatismo e da presbiopia (dificuldade de enxergar de perto após os 40 anos); e oferece a mais completa família de lentes esféricas, tóricas e multifocais do mundo. Por meio de uma combinação de produtos inovadores e suporte específico aos profissionais da área de saúde visual, a empresa traz uma perspectiva inovadora ao mercado, criando vantagens reais para clientes e usuários. Mais informações no site oficial da CooperVision.

 

Sobre a CooperCompanies

A CooperCompanies ("Cooper") é uma empresa global de dispositivos médicos listada na NYSE (NYSE: COO). A Cooper opera por meio de duas unidades de negócios, CooperVision e CooperSurgical. A CooperVision oferece uma perspectiva revigorante sobre cuidados com a visão com o compromisso de desenvolver uma ampla gama de produtos de alta qualidade para usuários de lentes de contato e fornecer suporte profissional focado. A CooperSurgical está comprometida com o avanço da saúde de mulheres, bebês e famílias com seu portfólio diversificado de produtos e serviços que se concentram em dispositivos médicos, fertilidade e genômica. Com sede em San Ramon, Califórnia, a Cooper tem uma força de trabalho de mais de 12 mil  pessoas com produtos vendidos em mais de 100 países. Para mais informações, visite www.coopercos.com

 

Assessoria de Imprensa -- CDI Comunicação

Mayara Baptista -- mayara.baptista@cdicom.com.br

Rodrigo Bifani -- rodrigo@cdicom.com.br