CRIANDO UMA ONDA DE MUDANÇAS
Na CooperVision, nossa jornada de sustentabilidade é realmente impulsionada pelo nosso pessoal. Esta é Carol Herring, gerente do programa global de embalagens e tecnologia em nosso escritório em Victor, Nova York. A história de Carol é um testemunho de como uma pessoa pode ter impacto fundamental no trabalho que fazemos para eliminar resíduos e embalagens desnecessárias, reduzindo nosso impacto ambiental sempre que possível.1
ENCONTRE TODO O PLÁSTICO
Carol é uma das pessoas que mais ajudou a dar vida à nossa iniciativa de neutralidade plástica. Com o objetivo de compensar parte da pegada de plástico da CooperVision, tivemos de descobrir quanto plástico colocamos no mundo.1 E foi aí que a especialista em materiais e embalagens, Carol, entrou. Com bacharelado em Ciência de Embalagens, não havia pessoa melhor para o trabalho.
De acordo com Carol, ela tinha uma tarefa quando se tratava de nossos produtos finais e embalagens: "encontrar todo o plástico". Pensando em nossa gama de produtos e suas opções de tamanho de embalagem, era uma tarefa assustadora. Por isso, diz Carol, “começamos pequeno”. Começando com um único produto, clariti® 1 day, ela começou a identificar todos os lugares onde o “plástico se esconde”, incluindo todos os vários formatos de embalagem, e mediu seu peso.
“Uma embalagem tem muitos componentes. É um blister, lacre e uma caixa. E temos diferentes formatos de embalagem, como 30 ou 90 unidades, dependendo do país”, explica Carol. “Em uma caixa com 30 lentes, temos 30 blisters e todos são plásticos. Eles pesam esse ‘tanto’”. Ela diz: “essa foi a parte fácil”. A partir daí, ela começou a lidar com os cálculos mais complexos. “Se você pensar em nossas caixas e rótulos, às vezes esses materiais são misturados. Demorou um pouco mais para definir exatamente quanto plástico havia nesses componentes. E então você chega a colas, tintas de impressão e revestimento, e fica ainda mais complicado”.
Ao adotar a abordagem completa para onde o plástico aparece, “somos intencionalmente conservadores”, afirma Carol. As pessoas podem excluir a tinta porque “é um componente muito pequeno do peso”. Mas Carol não deixou nada passar. Ela capturou todas as formas de plástico encontradas em nossos produtos e embalagens, não importando o tamanho, desde o lacre da tampa, que é um laminado de polipropileno, até a resina residual na embalagem, sem contar os adesivos, tintas e revestimentos no papelão, porque cada pedaço de plástico conta quando queremos realmente entender a quantidade de plástico que estamos lançando no mundo.
UM ESFORÇO COLABORATIVO
“Comecei a trabalhar neste projeto sozinha e, em seis meses, ele se expandiu para incluir outros colaboradores”, diz Carol. “Quando precisei, trabalhei com nossos fornecedores e nossas fábricas. Por exemplo, há a cola que o fornecedor coloca na caixa e há a cola que aplicamos durante nosso próprio processo”. Tudo precisou ser medido. À medida que o projeto crescia, Carol se juntou a uma equipe de estudantes de embalagens que ajudou a calcular e documentar o peso de todo o plástico encontrado em nossos produtos e embalagens.
Porém, depois de determinar a quantidade de plástico na clariti® 1 day, seu trabalho estava longe de terminar. Em seguida, ela aplicou os métodos e abordagens para encontrar todo o plástico no portfólio de produtos da CooperVision, expandindo a iniciativa de medição para outros produtos e formatos de embalagem. O que começou como um projeto na mesa de Carol desde então se expandiu para uma subequipe de sustentabilidade, com membros nas unidades de embalagem e distribuição da CooperVision que compartilham a paixão pela sustentabilidade.
DANDO VIDA À INICIATIVA DE NEUTRALIDADE PLÁSTICA
Por meio de seus esforços, Carol coletou dados suficientes para formar uma imagem abrangente do plástico em nossos produtos e embalagens. Seus cálculos formaram a base para a parceria de neutralidade plástica da CooperVision com o Plastic Bank. A CooperVision financia a coleta e a reciclagem da quantidade de plástico que chega ao oceano equivalente ao peso do plástico usado em nossas lentes de contato gelatinosas participantes, incluindo lentes, blisters e componentes de embalagem, que são vendidas e distribuídas em 27 países nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico.*1 Desde a sua criação, nossa parceria com o Plastic Bank impediu que centenas de milhões de garrafas plásticas chegassem aos oceanos†2 – e especialistas em saúde ocular e usuários, simplesmente recomendando e usando as lentes de contato neutras em plástico da CooperVision, podem contribuir para nossa jornada de sustentabilidade.
“Tivemos a sorte de colaborar com o Plastic Bank”, diz Carol. Ela se sente grata por saber que seu trabalho ajudou a tornar a iniciativa de neutralidade plástica uma realidade e que impacta não apenas o planeta, mas também as pessoas e comunidades onde a poluição por plástico e as taxas de pobreza estão no maior nível de todos os tempos.3 “Essa coisa que eu fazia em minha mesa se encaixa em um sistema que ajuda as pessoas em lugares muito distantes. Sabemos que as pessoas nessas comunidades têm a oportunidade de ganhar um salário. Esperamos que eles possam melhorar suas vidas e as de suas famílias, contribuindo para um esforço que ajude nosso planeta”.
SUSTENTABILIDADE É UMA JORNADA, NÃO UM DESTINO
Olhando para trás, Carol diz que não tinha ideia de até onde o impacto deste projeto chegaria, não só pela parceria da CooperVision com o Plastic Bank, mas até mesmo em sua própria vida. “Ao me forçar a pensar sobre a quantidade de plástico que a CooperVision coloca no mundo, também pensei em outros produtos que uso como consumidora. Não acho que faço nada em casa sem pensar em sustentabilidade.” Ela se tornou mais cuidadosa com a embalagem dos alimentos que compra, considerou maneiras de não desperdiçar alimentos, incluindo compostagem, e está mais consciente sobre a reciclagem em casa. “Quando falo de sustentabilidade todos os dias no trabalho, isso se torna mais importante em tudo o que faço. Agora estou pensando no que posso fazer para reduzir minha própria pegada de carbono pessoal”.
Com o aumento da conscientização, Carol também pensou mais no crescente número de clientes e usuários que pensam mais nas escolhas de embalagem e como descartá-las corretamente, e o que isso significa para a jornada de sustentabilidade da CooperVision. “No âmbito das embalagens, a sustentabilidade sempre será importante em termos de design e escolha de materiais”, explica Carol. Ela acredita que é responsabilidade da CooperVision encontrar maneiras de tornar nossas embalagens mais sustentáveis “O plástico é parte fundamental da produção de um produto de qualidade, mas como fazemos isso e como compensamos esse plástico da melhor maneira possível para as pessoas?”
Carol e a subequipe de Sustentabilidade exploram como responder a essa e outras perguntas, para avançar no campo das embalagens. “Há grandes projetos acontecendo em nossas diferentes unidades em todo o mundo”, diz Carol. “Nenhum projeto é muito pequeno e, coletivamente, esses projetos têm enorme impacto”. Graças a Carol e a muitos outros na CooperVision apaixonados pela sustentabilidade, podemos progredir em nossa jornada de sustentabilidade projetando cuidadosamente nossos produtos e embalagens‡ para utilizar recursos de forma eficiente, começando a reduzir nossa pegada de carbono.§|4
Aprenda mais sobreos esforços de neutralidade plástica da CooperVision aqui.
Explore mais e veja como estamos dando passos em direção a um futuro melhor amanhã.
* Plastic used in participating CooperVision soft contact lens products is determined by the weight of plastic in the blister, the lens, and the secondary package, including laminates, adhesives, and auxiliary inputs (e.g. ink). The determination does not include plastic used during the manufacturing process for both these products and their packaging.
† CooperVision, through its collaboration with Plastic Bank, has collected and converted approximately 5.3M kg of plastic destined for waterways as of January 2024. Using Plastic Bank's metric of 1kg of plastic equaling 50 standard 202mm bottles, that will be the equivalent of approximately 263.7M plastic bottles not reaching our oceans.
‡ Refers to continuous manufacturing improvement processes undertaken by CooperVision to increase efficiency.
§ Carbon footprint is limited to Scope 1 and 2 emissions, defined as: Scope 1 emissions are direct emissions from owned or controlled sources. Scope 2 emissions are indirect emissions from the generation of purchased energy.
| CooperVision's 2022 Environmental, Social, and Governance Report.
References:
1. CVI data on file, 2024.
2. CVI data on file as of 1/2024.
3. Plastic Bank. https://plasticbank.com/what-is-plastic-bank-all-about-and-how-can-i-get-involved/. Accessed Jan 25th 2024.
4. CVI data on file, 2023.
SA10942