3 regras para criar uma presença on-line eficaz

As maneiras nas quais os consumidores encontram soluções de cuidados com a saúde mudaram na última década. A internet agora é o principal recurso para questões relacionadas à saúde1, com um terço de todos os consumidores norte-americanos relatando que eles consultam e confiam nas mídias sociais para informações sobre cuidados com a saúde, sintomas e para procurar médicos.2

Os médicos que procuram aumentar seu negócio podem ganhar com a indústria digital, aumentando sua visibilidade e acessibilidade on-line. Uma presença digital robusta pode se traduzir em uma maior base de pacientes e em relações mais duradouras com os pacientes existentes. Ao estabelecer uma presença on-line, concentre-se em 3 fundamentos: 

1. Criar um site informativo e fácil de usar

Um site de qualidade para a sua prática é a base de uma presença on-line bem-sucedida. Quanto mais os consumidores acharem seu site útil e atraente, mais alta será a classificação nos resultados de pesquisa. Pense no valor do seu site tanto em termos do conteúdo que você publica quanto na conveniência que ele oferece. Uma interface amigável, compatível com dispositivos móveis, com canais claros para que os visitantes entrem em contato com você e agendem compromissos, pode ajudar a converter facilmente as classificações de pesquisa em novos pacientes como também pode aprofundar as relações com os pacientes existentes. De acordo com um estudo de 2012, os pacientes que interagem online com seu médico fazem, em média, mais visitas ao consultório.3

2. Tenha uma participação ativa nas redes socias

A mídia social pode ser um caminho altamente eficaz de aumentar a sua visibilidade e alcançar potenciais novos pacientes. Mas os benefícios da rede social vêm para aqueles que interagem, não apenas com as plataformas, mas com outros participantes: É essencial ter uma conversa online de 2 vias. Certamente, você deve publicar artigos úteis e oferecer insights de especialistas no Twitter, Facebook e LinkedIn — mas você também deve solicitar e responder os comentários de suas publicações. Não se trata apenas de visibilidade — mas de acessibilidade.

O envolvimento ativo pode ajudar a posicioná-lo como um recurso valioso em seu campo de atuação e como um defensor para colegas e pacientes. Em todas as plataformas de mídia social, mantenha suas informações de contato atualizadas, estabeleça, consistentemente, links ao site da sua clínica e incentive o diálogo. Isso irá contribuir, por fim, não somente para maiores classificações nos resultados de pesquisa, mas para um maior apelo e credibilidade a pacientes potenciais. 

3. Convide e gerencie os fóruns de recomendações online

Os fóruns de recomendações online se tornaram uma das ferramentas mais valiosas e frequentemente usadas para os consumidores que buscam serviços e produtos. As classificações nesses sites podem impactar significativamente os negócios de um oftalmologista.

  • 80% dos consumidores entram online primeiro ao avaliar um médico2
  • 76% dos consumidores confiam em análises online ao procurarem um médico3
  • 61% usam análises online antes de selecionar um médico4
  • 20% usam análises online para avaliar seu médico atual5

O ZocDoc, um serviço online para encontrar fornecedores de cuidados médicos, descobriu que cada melhoria de meia estrela no perfil de um fornecedor trouxe um salto médio de 37% nas consultas.1 Canalize o poder das plataformas de recomendações incentivando pacientes satisfeitos a postar comentários de avaliações e, depois, destaque seus elogios em seu site e nas mídias sociais.

1 ZocDoc. Marketing for Healthcare Providers. Publicado em fevereiro de 2013. Acessado em 9 de agosto de 2016.

2 Fox S, Rainie L. The Search for Online Medical Help. Pew Research Center. http://www.pewinternet.org/2002/05/22/main-report-the-search-for-online-medical-help/. Publicado em maio de 2002. Acessado em 9 de agosto de 2016.

3 Anderson M. 2013 Study: 79% Of Consumers Trust Online Reviews As Much As Personal Recommendations. Search Engine Land.http://searchengineland.com/2013-study-79-of-consumers-trust-online-reviews-as-much-as-personal-recommendations-164565. Publicado em junho de 2013. Acessado em 9 de agosto de 2016.

4 Reputation Management: How Physicians Can Take Control Of Their Online Reviews. Capson. http://www.capson.com/blog/medical-melpractice-blog/reputation-management-how-physicians-can-take-control-of-their-online-. Publicado em abril de 2015. Acessado em 9 de agosto de 2016.

5 Pennic F. Survey: Yelp Most Popular Site for Online Physician Reviews. http://hitconsultant.net/2014/11/18/yelp-dominates-online-physician-reviews/. Publicado em novembro de 2014. Acessado em 9 de agosto de 2016.