Melhorando o marketing para retenção de pacientes através da automação

Atualmente os consumidores, no mercado de saúde, têm mais opções ao alcance das mãos do que no passado. Como resultado, um dos maiores desafios para os oftalmologistas é assegurar que seus pacientes permaneçam com sua clínica.

Atrair um novo paciente pode custar até 5 vezes mais em custos de marketing e outros negócios do que o custo em manter um paciente existente, por outro lado, um aumento de apenas 5% na retenção de clientes pode aumentar a lucratividade da clínica em 75% .¹ Manter uma alta taxa de retenção exige que os profissionais permaneçam conectados e envolvidos com os pacientes no intervalo entre uma consulta e outra. Duas das ferramentas mais poderosas para fazer isso são automação e marketing.

Tornando o agendamento mais fácil

A automação pode aumentar a eficiência e impulsionar o envolvimento entre diversas áreas da sua clínica, mas o autoagendamento é um ótimo caminho para iniciar. Em média, o agendamento de uma consulta on-line leva 1 minuto, contra mais de 8 minutos para o agendamento por telefone.2 Colocar sua agenda on-line em aplicativos dá aos seus pacientes mais controle e liberdade para reservar consultas da maneira que melhor atende suas necessidades e libera sua equipe para dar foco em atividades construtivas da clínica, como educação dos pacientes sobre produtos, vendas cruzadas e vendas adicionais (upsell). Fazendo o agendamento de consultas on-line, você pode realocar os recursos para esforços de marketing mais eficazes que o manterão em destaque com seus pacientes.

Considere o gerenciamento da relação

Com base no sistema eficiente de agendamento automatizado, um programa de gestão de relacionamento com o paciente, como o WebSystem3, pode ajudá-lo a transformar pontos de contato com o paciente como lembretes e acompanhamento de compromissos, em oportunidades valiosas de envolvimento, oferecendo insights rápidos sobre sua base de pacientes e métodos fáceis para integrar campanhas, pesquisas e informativos. Uma nota de agradecimento, por exemplo, pode ser transformada em uma oportunidade de marketing, como realizar uma pesquisa ou fazer um convite para o paciente publicar referências de sua clínica nas redes sociais.

Comunique-se da maneira que seus pacientes o fazem

E-mails podem ser uma plataforma fantástica para impulsionar o envolvimento de formas muito relevantes. Com frequência, o meio é subutilizado por profissionais, servindo somente como um meio para confirmar e fazer acompanhamento de consultas. Oferecer material educacional, como as melhores clínicas para saúde ocular e informações sobre novos produtos e promoções, podem valorizar o trabalho de sua clínica. Para assegurar um amplo alcance da mensagem e a utilização mais eficiente do tempo, considere usar campanhas de marketing prontas, que oferecem modelos personalizáveis e a capacidade de atingir grupos específicos de pacientes.

1 Lawrence, A. Five customer retention tips for entrepreneurs. Disponível em: www.forbes.com/sites/alexlawrence/2012/11/01/five-customer-retention-tips-for-entrepreneurs/. Acessado em 12 de julho de 2016.

2 Accenture. Two-in-three patients will book medical appointments online in five years, Accenture forecasts. Disponível em: newsroom.accenture.com/industries/health-public-service/two-in-three-patients-will-book-medical-appointments-online-in-five-years-accenture-predicts.htm. Acessado em 11 de julho de 2016.