Atualmente os consumidores, no mercado de saúde, têm mais opções ao alcance das mãos do que no passado. Como resultado, um dos maiores desafios para os oftalmologistas é assegurar que seus pacientes permaneçam com sua clínica.
Atrair um novo paciente pode custar até 5 vezes mais em custos de marketing e outros negócios do que o custo em manter um paciente existente, por outro lado, um aumento de apenas 5% na retenção de clientes pode aumentar a lucratividade da clínica em 75% .¹ Manter uma alta taxa de retenção exige que os profissionais permaneçam conectados e envolvidos com os pacientes no intervalo entre uma consulta e outra. Duas das ferramentas mais poderosas para fazer isso são automação e marketing.
Tornando o agendamento mais fácil
A automação pode aumentar a eficiência e impulsionar o envolvimento entre diversas áreas da sua clínica, mas o autoagendamento é um ótimo caminho para iniciar. Em média, o agendamento de uma consulta on-line leva 1 minuto, contra mais de 8 minutos para o agendamento por telefone.2 Colocar sua agenda on-line em aplicativos dá aos seus pacientes mais controle e liberdade para reservar consultas da maneira que melhor atende suas necessidades e libera sua equipe para dar foco em atividades construtivas da clínica, como educação dos pacientes sobre produtos, vendas cruzadas e vendas adicionais (upsell). Fazendo o agendamento de consultas on-line, você pode realocar os recursos para esforços de marketing mais eficazes que o manterão em destaque com seus pacientes.
Considere o gerenciamento da relação
Com base no sistema eficiente de agendamento automatizado, um programa de gestão de relacionamento com o paciente, como o WebSystem3, pode ajudá-lo a transformar pontos de contato com o paciente como lembretes e acompanhamento de compromissos, em oportunidades valiosas de envolvimento, oferecendo insights rápidos sobre sua base de pacientes e métodos fáceis para integrar campanhas, pesquisas e informativos. Uma nota de agradecimento, por exemplo, pode ser transformada em uma oportunidade de marketing, como realizar uma pesquisa ou fazer um convite para o paciente publicar referências de sua clínica nas redes sociais.
Comunique-se da maneira que seus pacientes o fazem
E-mails podem ser uma plataforma fantástica para impulsionar o envolvimento de formas muito relevantes. Com frequência, o meio é subutilizado por profissionais, servindo somente como um meio para confirmar e fazer acompanhamento de consultas. Oferecer material educacional, como as melhores clínicas para saúde ocular e informações sobre novos produtos e promoções, podem valorizar o trabalho de sua clínica. Para assegurar um amplo alcance da mensagem e a utilização mais eficiente do tempo, considere usar campanhas de marketing prontas, que oferecem modelos personalizáveis e a capacidade de atingir grupos específicos de pacientes.
1 Lawrence, A. Five customer retention tips for entrepreneurs. Disponível em: www.forbes.com/sites/alexlawrence/2012/11/01/five-customer-retention-tips-for-entrepreneurs/. Acessado em 12 de julho de 2016.
2 Accenture. Two-in-three patients will book medical appointments online in five years, Accenture forecasts. Disponível em: newsroom.accenture.com/industries/health-public-service/two-in-three-patients-will-book-medical-appointments-online-in-five-years-accenture-predicts.htm. Acessado em 11 de julho de 2016.