Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são medições específicas e quantificáveis do desempenho de um negócio. Eles podem fornecer informações fundamentais e identificar oportunidades para maior sucesso.

Sem os KPIs, diversas empresas pequenas cairiam na armadilha de tratar os sintomas dos problemas em vez de, compreender as suas causas. O mesmo acontece quando se trata de avaliar o sucesso nos resultados; eles respondem de uma maneira destinada a esta finalidade, tentando replicar os resultados positivos e evitar a repetição dos negativos, sem um cenário claro dos principais fatores que produziram aqueles resultados.

KPIs

Ao estabelecer e monitorar KPIs, você poderá entender os obstáculos em alcançar seus objetivos de negócios e ter uma ideia sobre as melhorias que podem ser feitas em sua clínica. Utilizar KPIs o ajudará a obter uma visão clara das variáveis que impactam o seu sucesso. KPIs específicos são tipicamente determinados pelos participantes da organização e, quando aplicados corretamente, eles servem como uma bússola para navegar na estratégia para atingir as metas. Uma das métricas mais reveladoras para profissionais da oftalmologia é a receita por exame.

Receita por exame

Comparar a sua receita por exame com a receita por exame média na clínicas em todo o país1, pode ajudá-lo a determinar se você precisa melhorar algumas variáveis ou processos, como por exemplo o tipo de lentes de contato utilizadas, taxas de exames, e o desempenho de vendas da equipe.

Receita por hora da equipe

Outro KPI valioso é a receita bruta por hora trabalhada da equipe, pode ser calculado dividindo sua receita bruta pelo número total de horas trabalhadas. O resultado pode não apenas demonstrar os melhores desempenhos e a eficiência da equipe com os pacientes, mas ele também pode ajudar a identificar seu número ideal de integrantes na equipe.

Consistência e aplicação

Para revelar o poder dos KPIs, use-os consistentemente e seja transparente ao comunicar as descobertas para a equipe, além de explicar como essas descobertas alimentam as metas e estratégias da clínica. O uso esporádico dos KPIs terão pouco efeito para aprimorar sua compreensão (ou de sua equipe) de como está o seu negócio, da mesma forma que, falhar ao incorpor KPIs em ações gerenciáveis, irá tornar essas ações infrutíferas. Entretanto, quando aplicados consistentemente e integrados a uma estratégia, os KPIs podem ser tornar ferramentas criteriosas que definem expectativas para desempenho, cultivam transparência, e asseguram que você e sua equipe estejam trabalhando juntos na mesma direção.

1 Management & Business Academy for Eye Care Professionals. Principais métricas: avaliando o desempenho da clínica. Practice Advancement Associates, patrocinado pela Essilor. 2015. Disponível em: http://ecpu.com/media/wysiwyg/docs/paa_keymetrics_0415.pdf. Acessado em 5 de julho de 2016.